Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Edital de abertura de inscrições para o preenchimento de 1 (uma) vaga para a função de Estagiário para o CDCC-USP e preenchimento de outras vagas que surgirem durante a vigência deste Edital, cujo interesse recaia sobre alunos do(s) mesmo(s) curso(s) de graduação relacionados no item 1.2 do presente Edital.

A Diretoria do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP torna pública a abertura de processo seletivo para preenchimento de 1 (uma) vaga para a função de estagiário junto ao Setor da Experimentoteca do CDCC-USP, com a finalidade específica de complementar a formação do estudante por meio de atividades práticas, nos termos da Lei 11.788/2008.

1. Das inscrições
1.1. As inscrições estarão abertas no período de 29 de julho a 07 de agosto de 2019, sendo realizadas exclusivamente pela internet no site Formulário para Inscrição de Estágio
1.2. Poderão candidatar-se ao estágio os alunos matriculados no curso de graduação de Física, de Química e Licenciatura em Ciências Exatas.
2. Os candidatos deverão ter conhecimentos em técnicas de laboratório.
3. O estagiário selecionado será remunerado mediante bolsa de complementação educacional, cujo valor mensal será de R$ 682,49, além de auxílio transporte diário, em jornada de atividade em estágio de 20 (vinte) horas semanais, sem vínculo empregatício com o CDCC-USP.
4. O estágio terá a duração prevista de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado até o prazo máximo de 2 (dois) anos, excepcionalmente, por termo de aditamento. As partes poderão denunciar o fim do Termo de Compromisso a qualquer momento, mediante comunicação expressa encaminhada com 30 (trinta) dias de antecedência. A colação de grau e outras formas de interrupção do curso de graduação também implicarão o fim do estágio.
5. Do processo seletivo
5.1 O processo seletivo será composto das seguintes fases:
1ª fase: Prova de conhecimento de Física, Química e Biologia (P1, eliminatória e classificatória) com 10 (dez) questões valendo 1,0 (um) ponto cada questão. A P1 será realizada no dia 11 de agosto, domingo, das 10h00 às 12h00 no CDCC-USP - Rua 9 de julho nº 1227, São Carlos/SP.
2ª fase: Avaliação Experimental, que constará da realização de experimento no laboratório (P2, eliminatória e classificatória). A P2 será realizada no dia 25 de agosto, domingo, às 9h00, no CDCC-USP - Rua 9 de julho nº 1227, São Carlos/SP.
5.2. Cada fase do processo seletivo será avaliada na escala de 0 a 10 pontos cada e terá os seguintes pesos na nota final de classificação: P1 terá peso de 50% e P2 terá peso de 50%.
5.3. As provas ficarão disponíveis para consulta do candidato na Administração do CDCC, situado na Rua 9 de julho nº 1227, Centro – São Carlos/SP, das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
5.4. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de nota, a partir do dia seguinte ao da divulgação do resultado de cada prova eliminatória e do resultado final/classificação no site do CDCC.
5.5. O candidato deverá dirigir o pedido de revisão de nota à Comissão Organizadora do Processo Seletivo e entregá-lo pessoalmente ou através de portador na Administração do CDCC, das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
6. Da classificação
6.1. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada fase eliminatória do processo serão considerados habilitados, sendo convocados para a próxima fase de avaliação ou classificados no presente processo seletivo. O candidato que não realizar uma das fases do processo seletivo será considerado desclassificado.
6.2. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de Nota Final (NF), resultante da aplicação da seguinte fórmula: (P1 + P2) / 2 e a lista dos candidatos classificados será publicada no site do CDCC.
6.3. Em caso de empate na classificação, o desempate será feito por meio dos seguintes critérios:
1º. Maior nota na P2;
2º. Maior nota na P1;
3º. O candidato com maior idade.
7. Da contratação
7.1. O candidato classificado será convocado para a contratação mediante contato via telefone ou e-mail pela Administração do CDCC.
7.2. Para a contratação, o candidato classificado conforme item 6, deverá apresentar, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis contados do primeiro dia útil seguinte ao envio do e-mail de convocação, os documentos listados abaixo, sob pena de ser considerado desistente do processo seletivo:
- comprovante de matrícula no curso de graduação exigido no item 1.2, reconhecido pelo MEC,
- histórico escolar;
- cédula de identidade,
- cadastro de pessoa física,
- título de eleitor,
- comprovação de regularidade junto à Justiça Eleitoral
- comprovação junto ao Serviço Militar, no caso de sexo masculino,
- comprovante de residência e
- número de conta bancária junto ao Banco do Brasil.
7.3. O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas no item 1.2 implicará em sua exclusão do processo seletivo.
7.4. A contratação de aluno externo à USP fica condicionada à existência de convênio entre a Universidade de origem do candidato e a USP.
7.5. A contratação do candidato somente poderá ser efetivada mediante apresentação de Parecer de Mérito Acadêmico favorável.
8. Da validade
8.1. O presente processo seletivo terá a validade de 12 (doze) meses, a contar da data de Homologação do resultado pela Diretora do CDCC, podendo ser prorrogado por igual período.
9. Disposições finais
9.1.O estagiário deverá elaborar relatório parcial e ao final do período de estágio, das atividades desenvolvidas, e encaminhá-lo para consideração do supervisor do estágio.
9.2. Mediante o relatório apresentado pelo estagiário o supervisor do estágio elaborará relatórios periódicos de desempenho, cientificando o supervisor da instituição de ensino e o estagiário.
9.3. O supervisor responsável pelo estágio poderá, a qualquer tempo, solicitar a dispensa do estagiário, mediante justificativa que deverá ser apreciada pela Diretora do CDCC.

Visite nossa página para mais informações sobre as atividades do CDCC.