Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 24 de agosto de 2019, às 20 horas

MIGRAÇÃO ALADA

Le peuple migrateur, França, 2001, Documentário, 89 minutos
Direção: Jacques Perrin, Jacques Cluzaud

Cartaz

O movimento de milhões de aves entre o hemisfério norte e sul passa despercebido para a maioria dos humanos. Migração Alada é um documentário que revela, com beleza surpreendente, um dos processos mais intrigantes da biologia: o ciclo anual da migração das aves nos diversos continentes. Na sua execução não foram usados efeitos especiais, mas as aves em voo foram seguidas para obtenção das cenas originais, um trabalho que demorou quatro anos e envolveu uma equipe de 450 pessoas. Na sua projeção, é possível acompanhar as cegonhas que atravessam distâncias de 5000 km entre a Europa e a África, inclusive cruzando o Saara. Outro exemplo é o do ganso do Canadá que é registrado próximo dos cavalos selvagens, no México e, depois, em sua trajetória para o Canadá, um trecho de 3200 km. E ainda há cenas da campeã nas distâncias de migração: a andorinha do Ártico que voa do Ártico a Antártida, uma distância de 18000 km, duas vezes ao ano!

Com olhar conservacionista, o documentário registra ainda in loco diversos distúrbios provocados pela ocupação e interferência humana: a caça, a poluição industrial, o uso de máquinas agrícolas, o tráfico de animais silvestres, entre outros. Cenas curiosas dos comportamentos de corte de diversas espécies de aves são também mostradas, assim como colônias e ninhos de algumas espécies de aves durante seus períodos de reprodução.

Essa exibição é uma atividade do curso “Cerrado à vista”, oferecido para professores da rede de ensino pública estadual, do projeto de extensão da UFSCar “Aves migratórias no cerrado: educação e comunicação” e conta com a colaboração do Cineclube CDCC. Após a exibição teremos um bate papo para interessados com os integrantes do projeto coordenado pela Profa. Dra. Silvia Nassif Del Lama da UFSCar. O evento é aberto ao público em geral e indicado para todos amantes da natureza!

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

TRAILER