Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 23 de setembro de 2017, às 20 horas

Era Noite em Roma

Era Notte a Roma, Itália, 1960, Drama, 151 minutos
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Leo Genn, Paolo Stoppa, Giovanna Ralli

Cartaz

Três freiras saem de Roma e viajam até uma cidade próxima para comprar suprimentos para suas crianças. Durante uma negociação acabam voltando para Roma com outros três passageiros, um estadunidense que está seriamente ferido, outro inglês e o último russo. Esses estrangeiros são refugiados de guerra, e as freiras se comprometem cuidar deles durante uma noite, depois disso devem partir.

Esperia, uma das freiras, incube-se de recepcionar os refugiados. Ela se dedica e busca um médico para cuidar do ferido, alimenta-os e acaba criando um laço com eles. Mesmo com grande dificuldade de comunicação, os três militares acabam descobrindo que Esperia não é freira, mas apenas se fantasiava para conseguir alimentos e produtos de forma mais barata com negociações, truque aprendido com a mãe.

Renato, o namorado de Esperia, cria grande empatia com os estrangeiros e tenta ajudá-los ao máximo para que eles consigam se juntar às linhas aliadas, que não se encontram muito longe de Roma. Porém, a cidade está infestada de alemães que estão em busca dos estrangeiros. Esperia e Renato acabam sendo capturados, daí para frente os três seguem seus caminhos separados até conseguir chegar às bases aliadas.

O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em um momento em que se antecede a definitiva libertação da capital italiana que, até aquele momento, estava sob o domínio do regime germânico.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Guerra
Contém: Violência

Após a exibição deste filme, haverá um bate-papo mediado pelos monitores do Cineclube.
Participe e dê sua opinião!

TRAILER