Revista Eletrônica de Ciências
São Carlos,  Número 38, Junho 2007 Atualidades

Energias renováveis – uma alternativa ecológica

 

 

Gabriela Campedelli
Mestranda em Ciência da Comunicação - ECA/USP

 

 

A palavra energia tem vários significados. O conceito científico de energia nasceu no século XIX e, de maneira geral, quer dizer o potencial inato para executar um trabalho ou realizar uma ação. Em ciência a pode ser dividida em energia potencial, cinética, química, radiante ou nuclear.

O petróleo é a principal fonte de energia no mundo atual. Ele é chamado de energia não renovável porque tende a se esgotar com o uso. O carvão, uma das fontes mais antigas utilizada pelo homem, também é considerado uma fonte esgotável e poluidora. A energia nuclear apresenta perigos de contaminação radioativa. Por essas razões a pesquisa em torno das fontes de energia renovável é tão importante, além de representam uma alternativa para a preservação do meio ambiente e serem renováveis, ou seja, inesgotáveis.

As principais fontes renováveis de energia são:

1) Energia Solar

Inesgotável, a energia solar pode ser usada para a produção de eletricidade através de painéis solares e células fotovoltaicas. Pode ser utilizada de forma ativa ou passiva. Na sua forma ativa os raios solares são transformados em outras formas de energia. Na forma passiva, essa energia é utilizada para o aquecimento de construções através de estratégias arquitetônicas.

 2) Energia Eólica

A energia eólica é gerada pelo vento. Pode ser captada pela utilização de moinhos de vento e canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento. A energia resultante dos deslocamentos das massas de ar é a cinética que pode ser transformada em mecânica ou elétrica.

3) Energia Hídrica

A energia hídrica utiliza a força cinética das águas de um rio e a converte em energia elétrica, por meio de uma turbina hidráulica.

4) Biomassa

A biomassa se divide em três classes: sólida, líquida e gasosa.

A sólida é proveniente dos produtos e resíduos da agricultura, das florestas e da fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

A biomassa líquida é encontrada em uma série de biocombustíveis líquidos. Como exemplo temos o biodiesel, o etanol e o metanol.

Já a gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários. Pode ser encontrada também nos aterros de resíduos sólidos urbanos como resultado da degradação biológica anaeróbica da matéria orgânica. São formados por uma mistura de metano e gás carbônico. A energia é gerada através da combustão.

 Outras Fontes Alternativas

O hidrogênio que é um elemento abundante na natureza pode ser usado para produzir eletricidade através de pilhas.

A energia que se desprende da terra, a geotérmica, também pode ser uma opção assim como a força maremotriz dos oceanos.