sÉculo XX

Prefácio

As últimas nove palestras do ano 2000 - último ano do Segundo Milênio e último ano do Século XX -  o Setor de Astronomia selecionou um conjunto de temas considerados de destaques ao longo de cem anos que mudaram a nossa visão sobre o Universo entre 1901 e 2000.

A História desse período na Astronomia e na Astronáutica apresentou um avanço rápido  no modo de explorar o Universo. Conquistas sensíveis mudaram radicalmente o nosso Olhar sobre o Cosmos e a cada avanço novas questões e modêlos a serem testados. Os avanços foram grandes do ponto de vista tecnólógico e iguais na percepção, na interpretação e principalmente em aceitar e testar novas idéias livres de radicalismos a respeito do nosso Universo e nossa posição dentro dele..

Citamos aqui um caso do passado do fim do Século XVI sobre, o filósofo, Giordano Bruno queimado vivo em Roma no ano de 1600 por ordem da Insquisição da Igeja Catolica Apostólica Romana. Giordano após tomar conhecimento do trabalho de Nicolau Copernico De Revolutionibus Orbium Caelestium defendeu abertamente que a Terra é um planeta como outros no firmamento, que a divisão do Universo em mundo Lunar(Cosmos) e Sublunar não fazia sentido. Defendeu abertamente: a unidade do céu e da Terra, as estrelas tem identica natureza ao no nosso Sol, um Universo infinito e a pluralidade de outros mundos. O preço dessa idéia foi a VIDA de Giordano Bruno e a comprovação definitiva disso veio somente depois de 1980. A pluralidade de novos mundos, ou melhor dizendo de novos Sistemas Planetários está confirmada. Um dos novos desafios conciste na identificação de VIDA nesses novos MUNDOS de Giordano Bruno, não só fora do Sistema Solar mas  também dentro dele, em planetas e satélites que podem dar suporte a alguma forma de VIDA. Em 1600 a perda preciosa de uma vida humana e hoje a preocupação permanente se nós encontraremos lá fora VIDA!

A VIDA nesse planeta esta limitada a existência do Astro-Rei, nós temos um prazo para ocuparmos esse planeta antes que os processos de Evolução Estelar tenham sua seqüencia com o nosso Sol e condene-nos a destruição. Esse limite bem conhecido graças aos avanços científicos e aos Grandes Instrumentos que nos permitiram apreciar o mais variado número de estrelas do Universo e em muintos casos presenciando situações cataclísmicas de como as elas vivem e podem morrer. De igual modo, os berços de nascimento das estrelas foram vistos pela primeira vez nas nebulosas promovendo o surgimento de novas estrelas e confirmamos a existência de outros Sistemas Planetários. O nosso Sistema Solar nunca foi tão explorado como nos últimos cinquenta anos do Século XX graças aos Foguetes e Satélites e as Sondas Interplanetárias. Dada a dificuldade de nossa locomoção aos planetas, o máximo por nós conseguido foi colocar O Homem na Lua. Os poucos eleitos que ali estiveram mal podiam acreditar naquele objeto azul; pequeno e pálido flutuando no espaço era o berço da Humanidade deles. Apesar dessa insignificância o nosso conhecimento evoluiu e nós conseguimos um modelo para o Universo através da Cosmologia.  Ao longo, das nossas VIDAS, nós sabemos o que nos espera e  empenhamo-nos no Desenvolvimento e a  Exploração Humana do Espaço. Um dia nós seremos obrigados a abandonar o berço de VIDA da Humanidade e procurar um outro lugar que nos acolha e perpetue as conquistas do passadas.

Jorge Hönel

 

Textos da Série Século XX 

 
Os Grandes Instrumentos
Foguetes e Satélites
Sistemas Planetários (*)
Sondas Interplanetárias
A Evolução Estelar
O Homem na Lua
Cosmologia
 Desenvolvimento e Exploração Humana do Espaço(*)
Os Grandes Desafíos do Século XXI  (*)

Apresentações Multimidia!

 
Primeira
21/10/200
28 Os Grandes Instrumentos . ppt
Segunda
28/10/200
29 Foguetes e Satélites . ppt
Animações:
 nimbus7.mpg
 sputnik.wav
 titan_cassini-2x.avi
Terceira
04/11/200
30 Sistemas Planetários . ppt
Animações
feb12.mpg
intr-nebl.avi
Quarta
11/11/200
31 Sondas Interplanetárias . ppt
Animações:
cassini-huygens-saturno.avi
cassini-huygens-titan.avi
e1_000621_viking_retro_1.avi
e1_000706_pathfinder_bounceanimation_1.avi
flight.mpg
GrandTour.avi
Huygens1.avi
rover_movie_sol14.avi
rover_movie_sol24.avi
rover_movie_sol6.avi
Quinta
18/11/2000
32 A Evolução Estelar.ppt
Sexta
22/11/2000
33 O Homem na Lua . ppt (Versão 1)
Animações:
ap17_misc1.mpg
ap17_misc2.mpg
ap17-ascent.mpg
apollo_landing.avi
apollo09_onbclip01.mpg
apollo11_computador.mpg
apollo11_crateraslindo.mpg
apollo11_EagleWings.mpg
apollo11_launchclip03.mpg
Charlie_Brownonbclip01.mpg
fiap1v1v.avi
gagarin.avi
OneSmallStep.mpg
Que_gostoso_na_Lua!.mpg
Snoopyonbclip03.mpg
sputnik.avi
Sétima
02/12/2000
34 Cosmologia . ppt
Animações 
bigbang-r.mpg
cosmo-abertura-r.mpg
Oitava
09/12/2000
35 Desenvolvimento e Exploração Humana do Espaço . ppt
Nona
16/12/2000
36 Os Grandes Desafíos do Século XXI (Não disponível)

Créditos das Apresentações e  Freqüência do Público

Foram apresentadas 9 sessões com um público total de 246 pessoas.
Das sessões desenvolvidas 8 delas estão disponíveis em Power-Point. Essas sessões estão acompanhadas com textos relativos aos conteúdos apresentados.
 
Sessão No.  Tema Palestrante  Data Público
28 Os Grandes Instrumentos Marco Alberto Perez 21-outubro 46
29 Foguetes e Satélites Caio B. G. Carvalho 28-outubro 40
30 Sistemas Planetários Éder Martiolli 04-novembro 20
31 Sondas Interplanetárias Aldo Loup 11-novembro 30
32 A Evolução Estelar Silvia R. Calbo 18-novembro 25
33 O Homem na Lua Aldo Loup 25-novembro 15
34 Cosmologia Diego P. A. Gonçalves 02-dezembro 30
35 Desenvolvimento e Exploração Humana do Espaço Ronaldo Garcia 09-dezembro 40
36 Os Grandes Desafíos do Século XXI André Fonseca da Silva 16-dezembro ??

Consultas Adicionais

Algumas edições da Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Com Ciência), possui excelentes texos e reportagens sobre os temas abordados na Série Século XXI entre os quais nós destacamos: No texto sobre Os Grandes Instrumentos e Os grandes Desafios para o Século XXI há uma ótima referência em Novembro de 1999 sobre um texto de Francisco Jablonski, pesquisador do Inpe, a respeito dos telescópios. Um texto de Ronaldo Garcia, Desenvolvimento  e Exploração Humana no Espaço, está também como artigo  da ediçao de Fevereiro de 2001. Finalmente sobre o tema Desenvolvimento e Exploração Humana no Espaço há um reportagem especial sobre a  Estação Internacional Espacial - Reportagem Especial.


 
   

REtorno a Página Sessão Astronomia
Última Atualização: 20/01/2004