Ano 2013 | 2014 - PRCEU

 

A Sala Solar: Um Espaço para Introdução e Apreciação da Física Moderna

Coordenadora: Cibelle Celestino Silva

O objetivo do presente projeto é a inserção sistemática da Sala Solar do Observatório Dietrich Schiel nas visitas escolares, bem como nos eventos de finais de semana destinados ao público espontâneo, denominados Domingos Solares. Através da apresentação dos recursos da Sala Solar, os visitantes, sobretudo o público escolar, têm a oportunidade de entrar em contato com aspectos do Sol que foram de suma importância para o entendimento da física solar e estelar e cujo estudo e posteriores desdobramentos integram um capítulo importante da história da Física Moderna. Esses recursos podem ser utilizados pelos professores como uma poderosa ferramenta para tornar mais claro aos alunos alguns dos conceitos abordados nos livros didáticos. O público espontâneo pode entrar em contato mais informalmente com os mesmos conceitos. Para este público, os aspectos solares poderão ser vistos como entretenimento, onde as cores vivas do espectro solar projetado ou a imagem do disco do Sol, tremeluzente em suas bordas pelos efeitos da atmosfera terrestre, encantam e soam por vezes como novidades, constituindo um passeio ímpar num domingo de manhã ou à tarde, conforme a quinzena em que é oferecido. Na Sala há um telescópio dedicado ao Sol. A luz solar é conduzida para o telescópio por um aparato motorizado com espelhos planos – um heliostato. Há também uma tela de projeção onde a imagem solar pode ser vista com o diâmetro de aproximadamente um metro, além de um dispositivo para mostrar o espectro solar, isto é, a decomposição da luz branca em suas diversas cores constituintes, tradicionalmente associadas às “sete cores do arco-íris” sobrepostas por linhas escuras. As linhas espectrais são produzidas pelos elementos químicos presentes na fotosfera. Pelas suas posições é possível determinar a composição química dessa região do Sol.

RELATÓRIO

PAINEL (4° Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - 2 e 3 de Dezembro de 2014 na EACH - USP - Leste)

 

Cine Observatório: Quando Astronomia e Arte se Encontram

Coordenadora: Cibelle Celestino Silva

Os principais objetivos deste projeto são a exibição de filmes com temáticas relacionadas à Astronomia e ciências afins, bem como documentários científicos e a promoção de discussões sobre a veracidade e, muitas vezes, viabilidade das informações transmitidas pelo filme. Com isso, busca-se esclarecer a comunidade sobre abordagens pseudocientíficas que muitas vezes são veiculadas como se fossem científicas por obras cinematográficas. Além disso, o projeto visa à diversão e prazer do público que frequenta o Cine Observatório. Um dos efeitos colaterais desta atividade é o aumento do número de visitantes do Observatório que aproveitam para usufruir de outras atividades oferecidas como, por exemplo, observação do céu noturno com o uso de instrumentos astronômicos.

RELATÓRIO

PAINEL (4° Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - 2 e 3 de Dezembro de 2014 na EACH - USP - Leste)

Observação: Menções Honrosas aos painéis apresentados.

Centro de Difusão Científica e Cultural CDCC ID 8279 Cine Observatório: quando astronomia e arte se encontram.

 

Centro de Difusão Científica e Cultural CDCC ID 8274 A Sala Solar: um espaço para introdução e apreciação da Física Moderna.