VISITAS ORIENTADAS A GRUPOS DA REDE DE ENSINO e InstituiÇÕes

 

VISITAS ORIENTADAS OFERECIDAS ÀS ESCOLAS

UNIVERSIDADES

E INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

 

O Observatório oferece às escolas, universidades e instituições não escolares a seguinte grade de horários semanais para visitas orientadas ao ODS:

Terça-feira
das 09:00h às 11:00h (Não está Disponível)
Terça-feira
das 14:00h às 16:00h (Vespertina)
Terça-feira
das 19:30h às 21:30h (Noturna)
Quarta-feira
das 09:00h às 11:00h (Matutina)
Quarta-feira
das 19:30h às 21:30h (Noturna)
Quinta-feira
das 14:00h às 16:00h (Vespertina)
Quinta-feira
das 19:30h às 21:30h (Noturna)

 

  1. Solicitação de Reservas (1ª Etapa)
  2. Otimizando a sua Visita Orientada (2ª Etapa)
  3. Estrutura da Visita Orientada
  4. Restrições
  5. Subsídios para preparar a sua Proposta de Visita Orientada

 

SOLICITAÇÃO DE  RESERVAS (1ª ETAPA)

 

Nesta etapa, deve ser feita a solicitação de reserva, exclusivamente pelo telefone:

(0 xx 16) 3373-9191

de segunda-feira a sexta-feira das 8:00h às 12:00 e das 14:00h às 18:00h com o Sr. Josué Enéas de Abreu ou, na ausência deste, com os Srs. André Luiz da Silva e/ou Jorge Hönel.


Durante a solicitação nós pediremos algumas informações que compõem a nossa Folha de Solicitação de Reserva contendo dados de sua instituição e definição dos dias e horários disponíveis para o atentimento. Será solicitado o e-mail oficial da escola e telefone e nome do Coordenador (OBRIGATÓRIO) para contato posterior de confirmação da reserva e informações adicionais para otimizar a sua visita orientada, que constam na etapa 2. E-mails pessoais serão aceitos como complemento

Feita a Solicitação de Reserva e definida a data, está não poderá ser alterada. Não consideraremos motivos de força maior por parte da Instituição ou a falha de logística por parte da mesma. A Instituição deverá comparecer na data definida. Caso não possa realizá-la a visita está automaticamente cancelada e não será feito mais nenhum agendamento para a Instituição envolvida no semestre corrente.

 

OTIMIZANDO A SUA VISITA ORIENTADA

(2ª ETAPA)

 

Para que a visita transcorra da melhor forma possível, solicitamos a leitura de um pequeno texto que informa as diretrizes da visitas ao CDCC, do qual o observatório faz parte, acesse o link:

Normas da Visita.

Para que a nossa equipe prepare os recursos de acordo com o interesse da turma visitante (pois há várias opções e não seria possível abordar todos em uma única visita) nós enviaremos ao e-mail oficial da escola o link para o formulário eletrônico que é a nossa FICHA DE ATIVIDADES, o qual será a confirmação de sua reserva. Solicitamos o preenchimento do Formulário Eletrônico no prazo de uma semana a partir da data do seu envio. O não preenchimento da Ficha de Atividades a visita agendada será automaticamente EXCLUÍDA.

Para justificar internamente na sua escola o motivo de uma Visita Orientada ao Centro de Divulgação da Astronomia, nós estamos disponibilizando um hipertexto sobre o que conseguimos pesquisar e acessar sobre a Educação Básica no Brasil em termos de parâmetros curriculares e livros de estudo, os quais possam servir de justificativa.

Dúvidas poderão ser resolvidas pelos seguintes meios:

    • e-mail cda@cdcc.usp.br ou
    • pelo telefone (0 xx 16) 3373-9191, com o Srs. Jorge Hönel ou André Luiz da Silva.


O preenchimento do formulário eletrônico (Ficha de Atividades) é essencial para que a turma visitante tenha um bom aproveitamento.

Para não chegar com atraso à visita agendada, especialmente para escolas que se situam em outras cidades, lembramos que embora o Observatório seja um setor do CDCC, o prédio do CDCC e do Observatório ficam em locais diferentes na cidade de São Carlos. Recomendamos fortemente o acesso ao link abaixo, com mapa e informações de como chegar ao Observatório:

Como Chegar ao Observatório Dietrich Schiel

 

IMPORTANTE: Caso por algum motivo não possa efetuar a visita, nós pedimos a gentileza de nos avisar com antecedência o mais rápido possível, uma vez que a nossa agenda é bastante concorrida e deste modo o horário é realocado, permitindo que outra escola e/ou instituição visite o Observatório.

 

ESTRUTURA DA VISITA ORIENTADA

 

A visita ao Observatório é composta de três partes:

a) uma minipalestra: As minipalestras, cujos temas estão disponíveis no formulário eletrônico;

b) abordagem de dispositivos didáticos (Três no Máximo) e cujos temas estão disponíveis no Formulário Eletrônico;
Dispositivos Interativos

c) observação com telescópios: A observação segura do Sol com telescópio, no caso da visita diurna, ou a observação de outros astros na visita noturna é sempre inclusa (vale lembrar que dependem de condições meteorológicas favoráveis!).
Percepção Através do Telescópio
Telescópio Refrator Grubb

 

RESTRIÇÕES

Atenção para a duração e número total de visitantes!

Por questões práticas de SEGURANÇA e operacionais algumas condições são aplicadas ao grupo visitante:

  1. Não deverá haver mais de 45 participantes entre pessoas, alunos, professores ou qualquer outro tipo de acompanhante;
  2. Duração máxima da visita: duas horas.

 

SUBSÍDIOS PARA PREPARAR A SUA PROPOSTA

DE VISITA ORIENTADA

As propostas (a) e (b) por faixa etária de escolaridade são: